Receitas dos pacotes de serviços com crescimento homólogo de 11,4%


No 3.º trimestre de 2014 o número de assinantes das ofertas em pacote atingiu 2,8 milhões de assinantes, valor que traduz um crescimento de 3,1% face ao trimestre anterior e de 10,5% em termos homólogos. O acréscimo do número de subscritores, 85 mil, foi o mais elevado nos últimos 10 trimestres.

Os pacotes triple/quadruplequintuple play foram os responsáveis pelo crescimento verificado (nas outras modalidades o número de subscritores diminuiu), ao aumentarem em 4,9% o número de clientes no trimestre para cerca de 2,3 milhões.

Estes pacotes representam já 81% do total das ofertas em pacote. A modalidade mais utilizada é o triple play (50,1%), sendo o pacote quintuple play a segunda modalidade mais utilizada (28,2%) e a única a aumentar o seu peso relativo.

Cerca de 71 em 100 famílias clássicas dispunham de um pacote multiple play no período em análise, mais 6,9 pontos do que no período homólogo.

As receitas dos serviços em pacote atingiram cerca de 847 milhões de euros, valor que traduz um crescimento homólogo de 11,4%. A receita média mensal por subscritor foi de 34,41 euros, mais 2,2% face ao período homólogo.

Em termos de número de subscritores, a PT Comunicações é o prestador com maior quota de clientes de serviços em pacotes multiple play (44,3%), seguindo-se o Grupo NOS (38,5%), a Vodafone (9,4%) e o Grupo Altice (7,7%). No trimestre em análise, a Vodafone foi o único prestador a aumentar a sua quota de clientes nestes pacotes. Aliás, a Vodafone é o prestador que mais tem vindo a aumentar a sua quota de pacotes nos últimos trimestres, quer em termos de subscritores (mais 4,5 pontos percentuais em termos homólogos e 0,8 pontos no trimestre), quer em termos de receitas (mais 4,2 pontos percentuais face ao período e 0,6 pontos no trimestre).

Em termos de receitas, a liderança pertence ao Grupo NOS com 43%, seguindo-se a PTC com 41,9%, a Vodafone, com 8,4%, e o Grupo Altice com 6,7%.

De acordo com o Barómetro de Telecomunicações da Marktest (BTC), 70% dos subscritores de pacotes referiu não ter qualquer intenção de mudar de prestador nos próximos 3 meses (mais 8 pontos percentuais do que no período homólogo).


Consulte o relatório estatístico: