Serviço de televisão por subscrição soma mais 46 500 clientes no 3º trimestre


No final do terceiro trimestre de 2014 existiam cerca de 3,29 milhões de assinantes do serviço de TV por subscrição, mais 46,5 mil que no trimestre anterior e mais 132 mil do que no período homólogo.

O crescimento do serviço deveu-se sobretudo às ofertas suportadas em fibra ótica (FTTH/B), cujo número de subscritores aumentou 6,8% em relação ao trimestre anterior, em xDSL e em DTH (satélite). O número de assinantes do serviço de distribuição de TV por cabo diminuiu 0,8% no mesmo período.

No final de setembro, o serviço de distribuição de TV por cabo representava 41,8% do total de assinantes, enquanto o xDSL representava 22,4% e o DTH 18%. A fibra ótica (FTTH/B) representava 17,8% do total de assinantes, sendo a tecnologia que mais tem vindo a crescer.

O Grupo NOS detém a quota mais elevada de assinantes de TV por subscrição, 44,5%. Seguem-se a PTC, a Vodafone e a Cabovisão com quotas de 42,1%, 6,7% e 6,5%, respetivamente. A Vodafone foi o prestador que, em termos líquidos, mais assinantes captou neste período, tornando-se no 3º trimestre o terceiro maior prestador deste serviço.

As receitas totais do serviço de TV por subscrição (stand-alone e pacotes que englobam este serviço) totalizaram 1.023 milhões de euros até ao final de setembro (mais 10,8% do que no período homólogo), sendo que os pacotes triple/quadruple/quintuple play foram o principal driver do crescimento da receita.

A receita média mensal referente a pacotes que englobam o serviço de TV por subscrição aumentou 2,8 euros (mais 8,1%) relativamente ao período homólogo.

No caso de clientes residenciais, quando o serviço de televisão paga é adquirido no âmbito de ofertas multiple play que incluem TV, banda larga fixa e telefone fixo, a despesa média mensal é de 46,4 euros, menos 0,6% que no trimestre anterior. Esse valor desce para 39,7 euros no caso do pacote que inclui televisão e internet de banda larga fixa, que aumentou 5% em relação ao trimestre anterior; e é de 31,6 euros no pacote que inclui televisão e telefone fixo, denotando um aumento de 0,5% face ao trimestre anterior.

No período em análise, cerca de 17% dos lares com TV por subscrição tinham acesso a canais premium (uma redução de 1,6 pontos percentuais face ao trimestre anterior), enquanto 64% dispunham de mais de 80 canais (um aumento de 11,2 pontos percentuais em termos homólogos).


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