Utilização de drones e veículos autónomos em debate em Lisboa no 8º Congresso da URSI


A utilização de drones e outros veículos não tripulados é um assunto cada vez mais importante e que tem vindo a ter maior visibilidade no mercado. Apesar de se tratar de aplicações que têm origem no domínio militar, podem atualmente ser utilizadas em áreas civis como a vigilância de florestas, exploração de matérias-primas (p.ex. gás, petróleo), e fotografia aérea.

Em Portugal, considerando o interesse que o tema tem vindo a despertar, é oportuno debatê-lo envolvendo as várias entidades nacionais com competência na matéria. Isso mesmo será feito no 8º Congresso do Comité Português da URSI, que se vai realizar em Lisboa na próxima sexta-feira, 28 de novembro, na Fundação Portuguesa das Comunicações.

Este congresso surge numa altura em que começam a surgir cada vez mais aplicações de veículos aéreos não tripulados, até aqui mais circunscritas a utilizações militares e das polícias, mas que agora se começam a alargar, pelo que importa debater as questões regulamentares, de segurança, as aplicações e desenvolvimentos nacionais para utilizações civis da defesa e das forças de segurança, e os desafios que se colocam ao nível dos serviços aeronáuticos, pelo que todas estas questões serão abordadas no Congresso.

Além disso, durante o Congresso, e como já vem sendo habitual, serão ainda apresentados trabalhos científicos desenvolvidos em Portugal, que abrangem as áreas científicas da radioeletricidade

O Comité Português da URSI, com o patrocínio da ANACOM, irá atribuir o Prémio ANACOM-URSI Portugal, no valor de cinco mil euros, destinado a premiar o melhor trabalho de investigação na área da radioeletricidade e o Best Student Paper Award, no valor de quinhentos euros, dirigido a jovens autores portugueses com o objetivo de estimular a criatividade e o rigor no trabalho de investigação científica em Portugal. 

A participação no evento é gratuita e aberta a todos os interessados, estando apenas sujeita a inscrição prévia.


Consulte: