Redes de televisão por cabo com 977 mil assinantes


/ Atualizado em 15.10.2002

O serviço de distribuição de televisão por cabo, no final do primeiro trimestre de 2001, contava com 977 mil assinantes, tendo-se verificado um crescimento anual de 23% e de 6% face ao trimestre anterior, o que corresponde, em termos absolutos, à adesão de cerca de 183 mil e 52 mil novos assinantes, respectivamente.

Estes dados, compilados pelo Instituto das Comunicações de Portugal (ICP), indicam que o maior crescimento em termos de assinantes ocorreu na Região Norte, traduzindo-se em termos absolutos em 20 mil novas assinaturas angariadas pelos operadores, nos primeiros três meses deste ano.

Quanto à distribuição dos assinantes por regiões, a taxa de penetração mais elevada encontra-se na região de Lisboa e Vale do Tejo, com 57% do total do País.

No primeiro trimestre do ano, 56% do total de alojamentos familiares, com base na estimativa do INE para o ano de 1999, encontravam-se cablados, ou seja, o equivalente a 2.693 mil alojamentos. Desse valor, 20% dos alojamentos estavam efectivamente ligados ao serviço de televisão por cabo. No último trimestre, o crescimento dos alojamentos cablados foi da ordem dos 4%.

As regiões autónomas dos Açores e Madeira continuam a liderar a taxa de penetração do serviço de televisão por cabo: nas duas regiões insulares, 68% dos alojamentos encontram-se cablados e 41% dos lares acedem efectivamente a este serviço.

NOTA: Até ao final de 2000, os valores de penetração divulgados foram calculados com base no número total de alojamentos familiares clássicos, de acordo com os censos definitivos de 1991 do INE. A partir de 2001, e até estarem disponíveis os resultados dos censos 2001, serão considerados os dados referentes aos alojamentos familiares clássicos estimados pelo INE para o ano 1999.


Consulte: