Clientes dos pacotes de serviços aumentam no 2.º trimestre


O número de clientes dos pacotes de serviços continua a aumentar. No segundo trimestre de 2014 aumentou 2,5%, para cerca de 2,8 milhões de assinantes. Em termos homólogos, o crescimento foi de 2,2%.

Cerca de 69 em 100 famílias clássicas dispunham de um pacote multiple play no período em análise (mais 1,7 pontos percentuais do que no trimestre anterior e mais 6 pontos percentuais do que no trimestre homólogo). Estima-se que mais de metade das famílias (54 em 100) tenha um pacote triple/quadruple/quintuple play. Estes representam 79% do total das ofertas em pacote, sendo que a modalidade mais utilizada entre os clientes residenciais é o triple play (50,3%). No 2.º trimestre, o pacote quadruple play com voz móvel - serviço telefónico fixo + serviço telefónico móvel + banda larga fixa + televisão por subscrição - passou a ser a segunda modalidade mais utilizada entre os clientes residenciais (17,1%), com elevado crescimento por comparação com o primeiro trimestre.

As receitas dos serviços em pacote atingiram cerca de 554 milhões de euros no primeiro semestre de 2014, valor que traduz um aumento de 9,9% em termos homólogos. A receita média mensal por subscritor do pacote double play serviço telefónico fixo + televisão por subscrição é de 22,70 euros. Nos pacotes triple/quadruple/quintuple play a receita média mensal por subscritor atingiu 37,47 euros (mais 0,9% que no período homólogo).

Em termos de número de subscritores, a PT Comunicações (PTC) é o prestador com maior quota de serviços em pacote (44,4%), seguindo-se o Grupo NOS (38,8%), a Vodafone (8,6%) e a Cabovisão (8,1%).

Em termos de receitas, a liderança cabe ao Grupo NOS, com 43,4% do total. Seguem-se a PTC, com 41,9%; a Vodafone com 7,8% e a Cabovisão com 6,8%.

A Vodafone é o prestador que mais tem vindo a aumentar a sua quota nos pacotes nos últimos trimestres, quer em termos de subscritores (mais 4,3 pontos percentuais face ao período homólogo) quer de receitas (mais 3,7 pontos percentuais face ao mesmo período). No 2.º trimestre tornou-se o terceiro principal prestador de pacotes de serviços (em número de subscritores e receitas).


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