Os novos prestadores do Serviço Fixo de Telefone encaminharam 12,1% de todo o tráfego de longa distância gerado em Portugal, através de acessos directos e indirectos, durante o terceiro trimestre de 2000, contra os 10,4% apurados no final do primeiro semestre, revelam os dados compilados pelo Instituto das Comunicações de Portugal (ICP). De modo desagregado, constata-se que os novos prestadores foram responsáveis pelo encaminhamento de 10,26% de todas as chamadas interurbanas e por 17,16% de todas as chamadas internacionais de saída. Este tráfego corresponde às chamadas que, na referida data, eram elegíveis para o acesso indirecto e, por isso, estavam abertas à concorrência neste tipo de acesso.
No que respeita ao acesso indirecto, e durante o período em análise, o número de clientes dos novos prestadores aumentou 52%. Em termos absolutos, o número de assinantes cresceu de 275 para 417 mil entre Junho e Setembro de 2000.
Findos os primeiros nove meses da liberalização, constata-se que mais de metade das chamadas encaminhadas por este tipo de acesso, 53%, corresponderam a ligações nacionais. As chamadas internacionais ficaram com a parcela restante, 47%. Recorde-se que o encaminhamento de ligações fixo-móvel só se tornou elegível para o acesso indirecto no início do quarto trimestre de 2000, o mesmo sucedendo com as chamadas locais e regionais em 1 de Janeiro do corrente ano.
Categorias |
(1) |
(2) |
(3) |
(2)/(3) |
PT |
Novos |
Total |
% |
|
Tráfego Nacional |
||||
Local, regional e acesso Internet |
9.685.118 |
11.600 |
9.696.718 |
0,12% |
Interurbano |
924.188 |
105.612 |
1.029.800 |
10,26% |
Tráfego Internacional |
||||
Saída |
310.370 |
64.283 |
374.653 |
17,16% |
Entrada |
484.686 |
30.943 |
515.629 |
6,00% |
Total de Longa Distância (Interurbano + Internacional Saída) |
1.234.558 |
169.895 |
1.404.453 |
12,10% |
Unidade: 103 Minutos
Em Setembro de 2000 estavam licenciados 21 prestadores de rede fixa, incluindo o concessionário do serviço público de telecomunicações. Destes, 1 prestava serviços apenas em acesso directo, 8 prestavam serviços apenas em acesso indirecto e 3 estavam presentes no mercado com ambos os tipos de acesso.
No seu conjunto, considerando acessos directos e indirectos, estes prestadores geraram um tráfego equivalente a 11,6 mil milhões de minutos entre Janeiro e Setembro, o que representa um crescimento de 49% face aos valores apurados até ao final de Junho.
Do total de tráfego gerado, 98% correspondeu a comunicações geradas em acesso directo, sobretudo pelo concessionário do serviço público de telecomunicações. Cerca de 93% do tráfego cursado, no período em análise, correspondeu a comunicações de âmbito nacional.
Estas informações baseiam-se na informação estatística enviada ao ICP pelos prestadores do Serviço Fixo de Telefone. Alguns destes prestadores confrontaram-se ainda com algumas dificuldades na recolha dos indicadores nos moldes e prazos estabelecidos pelo ICP, nomeadamente no respeitante ao número de clientes e ao número de chamadas internacionais.
Por acesso indirecto ao Serviço Fixo de Telefone entende-se a prestação de um serviço de encaminhamento de chamadas telefónicas através de um prestador com o qual o cliente não está directamente ligado. Este tipo de acesso é possível de dois modos: através da selecção chamada-a-chamada, que implica a marcação de um código (10xy) de cada vez que o utilizador pretende encaminhar uma chamada; ou através da pré-selecção de prestador, uma funcionalidade que permite a programação da linha do cliente de modo a que as chamadas elegíveis sejam encaminhadas por defeito pelo prestador seleccionado previamente pelo cliente. O acesso directo, por seu turno, pressupõe a instalação de um equipamento no domicílio do cliente.
Consulte:
- Serviços postais https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=277786