Serviços de Acesso à Internet - número de subscritores quase triplica


/ Atualizado em 15.10.2002

O número de clientes dos prestadores de serviços de acesso à Internet (ISP) atingiu 1,33 milhões no final do primeiro semestre do ano, revelam dados compilados pelo Instituto das Comunicações de Portugal (ICP). Este valor equivale a uma taxa de penetração de 13,4% e representa um crescimento de 45% entre o primeiro e segundo trimestres do ano e de 181% entre o final de 1999 e Junho do corrente ano.

O forte crescimento revelado até Junho deverá ter em consideração a existência de um fenómeno de sobreposição de clientes subscritores, em simultâneo, de vários serviços de acesso à Internet, nomeadamente gratuitos. De referir, além disso, a existência de uma descontinuidade no cálculo, com impacto sobretudo no mercado residencial, em virtude da impossibilidade de consolidar os acessos gratuitos nos valores de 1999.

Do total de clientes apurados no segundo trimestre, 83% correspondem a clientes de serviços de acesso gratuito, denotando-se a preferência dos utilizadores individuais por esta modalidade de serviço. Isso mesmo é confirmado pelo decréscimo de 9% nos acessos pagos pelos utilizadores individuais entre o segundo e o primeiro trimestres do ano.


Consulte: