Período gratuito no 'Voice-Mail'


/ Atualizado em 21.01.2002

Os operadores Portugal Telecom, Optimus, Telecel e TMN solicitaram ao ICP a prorrogação do prazo concedido para a introdução de um período inicial, gratuito, em todos os acessos ao serviço voice-mail. As quatro empresas invocaram dificuldades técnicas, nomeadamente ao nível da adaptação do ''software'', justificação aceite pelo Instituto das Comunicações de Portugal.

Esta prorrogação, recorde-se, estava já contemplada no ofício enviado pelo ICP aos operadores no início de Junho. A data-limite para a introdução deste período gratuito passa a ser, portanto, as zero horas de 1 de Agosto próximo.

Este período inicial pretende evitar o pagamento pelo consumidor de um serviço não solicitado. Por isso, qualquer utilizador que se deparar com uma mensagem gravada, depois do estabelecimento de uma comunicação telefónica, terá à sua disposição um período de cinco segundos não tarifados, no mínimo, para decidir se pretende ou não manter a ligação.

A alteração abrange apenas os dispositivos de voice-mail públicos, excluindo por isso os atendedores de chamadas domésticos.