Eutelsat reúne em Portugal


/ Atualizado em 24.01.2003

A 24.ª Assembleia de Partes da Eutelsat reune entre os dias 12 e 14 de Maio de 1998, no Estoril. Espera-se que dos três dias de trabalhos resulte uma declaração de princípio sobre a reestruturação da Organização - o primeiro operador europeu de satélites, criado em 1977 para operar comunicações fixas e móveis na Europa.

A Eutelsat - Organização Europeia de Telecomunicações por Satélite foi criada em 1977 e estabelecida formalmente em 1985. Conta actualmente com 46 países membros, sendo que dois novos países estão actualmente a completar os procedimentos para adesão (Estónia e Cazaquistão).

Actualmente, a Organização, com sede em Paris, é líder europeu na operação de satélites de telecomunicações e de radiodifusão sonora e televisiva. Oferece um leque muito abrangente de serviços a toda a Europa e bacia do Mediterrâneo e ainda a uma grande parte do Médio Oriente.

A Convenção da Eutelsat é ratificada pelos Governos de todos os Estados membros (denominados Partes para este efeito), que designam depois signatários ao Acordo de Exploração da Organização - normalmente operadores de telecomunicações dos respectivos países (responsáveis pelo investimento na Eutelsat, que é proporcional à utilização que fazem dos seus serviços).

Portugal é membro fundador da Organização. É representado na Assembleia de Partes pelo ICP - Instituto das Comunicações de Portugal, o órgão regulador das comunicações no nosso país e também o representante do Estado português junto dos organismos internacionais do sector.

O signatário português da Eutelsat é a CPRM - Companhia Portuguesa Rádio Marconi, SA.

24.ª Assembleia de Partes

A Assembleia de Partes do Estoril é organizada conjuntamente pela Eutelsat e o ICP, com o apoio da CPRM, num momento em que está na ordem do dia a adaptação da estrutura da Organização a um ambiente de rápida liberalização e globalização de mercados.

As Partes da Eutelsat reúnem anualmente em Assembleias cujo principal propósito consiste na tomada de decisões sobre objectivos estratégicos da Organização.

A realização desta Assembleia de Partes em Portugal é mais um exemplo do protagonismo que o nosso país vem a assumir a nível internacional, no âmbito do sector das comunicações.

Paralelamente à Assembleia, a Eutelsat irá realizar, com o apoio da CPRM, sessões de demonstrações de tecnologias, em especial relacionadas com a Internet via satélite e o novo sistema Skyplex.


Consulte: