Dia Mundial das Telecomunicações celebra liberalização do sector


/ Atualizado em 24.04.2003

Desde a entrada em vigor, em Fevereiro passado, do Acordo sobre Telecomunicações de Base, no âmbito da Organização Mundial do Comércio, que a liberalização do sector se encontra na ordem do dia. O tema do Dia Mundial das Telecomunicações deste ano - ''O Comércio das Telecomunicações'' - serve, por isso, para relembrar que 1998 ficará para a história como o ano da liberalização das telecomunicações.

No dia 17 de Maio de cada ano, as Administrações das telecomunicações dos Estados membros da UIT - União Internacional das Telecomunicações, entre os quais Portugal, celebram a fundação desta organização, em 1865.

Em Portugal, as comemorações deste ano, no próximo dia 15 na Sede da Fundação Portuguesa das Comunicações, irão ser presididas pela Secretária de Estado da Habitação e Comunicações, Leonor Coutinho.

As comemorações terão início às 15h00 do próximo dia 15, Sexta-Feira, com a Sessão de Conferências, onde intervirão dirigentes da Telecel, Portugal Telecom, IBM, do Instituto do Consumidor e da Missão para a Sociedade da Informação.

Terá depois lugar a Sessão Institucional, sob a égide da Secretária de Estado da Habitação e Comunicações e onde intervirá também Neil McMillan, Presidente do Grupo de Negociações de Serviços Básicos de Telecomunicações da Organização Mundial do Comércio.

O Presidente do Conselho de Administração do ICP, Fernando Mendes, intervirá também nesta sessão, durante a qual terá lugar a cerimónia de carimbo de primeiro dia alusivo ao Dia Mundial das Telecomunicações de 1998.

Nesta data serão ainda abertos ao público oito postos de acesso Internet na Fundação Portuguesa das Comunicações e será lançada uma etiqueta de impressão de franquia automática no posto de Correios instalado no Museu das Comunicações. Os presentes terão ainda oportunidade de visitar a exposição ''Um olhar sobre as telecomunicações'', organizada pela Fundação.