FUTURO HOJE! A Difusão Digital na Rádio e na Televisão em Portugal


/ Atualizado em 25.01.2008

A Televisão Digital Terrestre (DVB-T) e a Radiodifusão Sonora Digital Terrestre (T-DAB) vão ser introduzidas em breve no nosso país.

Estes modernos sistemas permitirão ultrapassar algumas das restrições próprias da distribuição analógica, designadamente, a escassez de espectro e as exigências que hoje em dia se colocam em matéria de protecção contra interferências na radiodifusão sonora e televisiva.

Por outro lado, proporcionarão ainda aos consumidores uma maior qualidade de recepção do som e da imagem, particularmente em domínios - como o da recepção móvel - menos favorecidos pela transmissão analógica.

Para além disso, quer o T-DAB quer o DVB-T representam um importante contributo para a constituição de uma plataforma de evolução tecnológica para sistemas interactivos, no quadro da inevitável convergência multimédia.

Dados os benefícios potenciais do sistema DVB-T para o desenvolvimento da realidade televisiva nacional e a complexidade dos processos de implementação de evoluções tecnológicas deste tipo, o Instituto da Comunicação Social (ICS) e o Instituto das Comunicações de Portugal (ICP) vão promover a partir de hoje e até dia 3 de Outubro de 1998, uma consulta pública sobre a sua introdução em Portugal.

Os cidadãos, as empresas e de uma forma geral todos os interessados directa ou indirectamente no processo podem pois apresentar as suas observações à Consulta junto do ICP e do ICS, em papel ou em versão electrónica.

O T-DAB será também introduzido no curto prazo, em Portugal, na sequência da atribuição de licenças para o estabelecimento e fornecimento de redes que assegurem coberturas de âmbito geral e regional.

As licenças em causa serão concedidas mediante concursos promovidos pelo ICP, nos termos das disposições legais e regulamentares aprovadas pelo Governo e já em fase de publicação em Diário da República.

Para mais esclarecimentos sobre estes importantes processos que se avizinham, poderão ser contactados o ICS e o ICP, nos seguintes endereços:

ICP Lisboa (sede)
Avenida José Malhoa, 12
1070 Lisboa
Tel. 01.721 10 00
Fax 01.721 10 01

ICS Lisboa
Palácio Foz - Praça dos Restauradores
1250 Lisboa
Tel. 01.322 12 00
Fax 01.322 12 09