ANACOM recebe mais de 17 mil reclamações no 1.º trimestre


A ANACOM recebeu 17 427 reclamações sobre serviços de comunicações eletrónicas no primeiro trimestre de 2014, um aumento de 18,6% face às 14 682 queixas recebidas no período homólogo.

O serviço móvel foi o mais reclamado nos primeiros três meses do ano com 4906 reclamações (cerca de 28% do total), mais 43,7% do que no período homólogo, sendo que os principais motivos de reclamação (49%) estão relacionados com equipamentos, sobretudo avarias, e com a portabilidade do número (10%).

Os serviços em pacote foram o segundo assunto mais reclamado, com 4798 reclamações no trimestre. Quase 30% das reclamações respeitam à informação prestada no momento da venda do serviço e cerca de 25% prendem-se com o cancelamento do serviço.

O serviço de acesso à Internet foi o terceiro serviço mais reclamado, apesar de se registar uma quebra homóloga de 11% no número de reclamações recebidas, que desceram para 1679 reclamações no período em análise. A maioria das queixas respeita à informação prestada ao cliente no momento da venda do serviço (17,9%), à velocidade da internet (17,5%) e avarias (14,5%).

O serviço de televisão por subscrição contou com 1084 reclamações no trimestre, menos 25,6% que no período homólogo. A maioria dos problemas reportados estão relacionados com a avaria do serviço (31,7%), a informação prestada no momento da venda do serviço (22,9%) e o cancelamento do serviço (14,1%).

O principal meio de entrada destas reclamações na ANACOM foi o livro de reclamações, que se encontra disponível nos estabelecimentos dos prestadores de serviços de comunicações eletrónicas e que representou cerca de 72% das reclamações recebidas neste período.