Fibra e DSL impulsionam serviço de televisão paga


O serviço de televisão paga cresceu 1,2% durante o primeiro trimestre, tendo chegado ao final de março com 3,21 milhões de assinantes, mais 38,7 mil do que no trimestre anterior. Em termos homólogos, o aumento foi de 2,6%, a que correspondem 80,7 mil novos assinantes.

Para o crescimento do serviço contribuíram as ofertas suportadas em fibra ótica e xDSL, cujo número de clientes aumentou 8,2% e 2,8%, respetivamente, em relação ao trimestre anterior. Em contrapartida, o número de assinantes dos serviços de distribuição de TV por cabo e por satélite diminuiu.

No final de março, o serviço de distribuição de TV por cabo era responsável por 43,5% do total de assinantes (1,396 milhões), enquanto o xDSL tinha 705 mil clientes, 22% do total, e o satélite 598 mil, 18,6% do total. A fibra ótica tinha 511 mil clientes, 15,9% do total.

A principal forma de comercialização do serviço de TV paga são as ofertas em pacote. Dos clientes deste serviço, 8 em cada 10 dispunham do serviço integrado num pacote. A taxa de crescimento do número de pacotes com o serviço de televisão por subscrição foi de 2,8% no trimestre.

No mesmo período, o Grupo ZON Optimus (NOS) detinha a quota de assinantes de TV por subscrição mais elevada, 46,4%. Seguem-se a PTC, a Cabovisão e a Vodafone com quotas de 41,6%, 6,9% e 5%, respetivamente. A Vodafone foi o prestador que, em termos líquidos, mais assinantes captou no trimestre.

As receitas totais do serviço de TV por subscrição (stand-alone e pacotes que englobam este serviço) totalizaram 321,2 milhões de euros no 1.º trimestre, mais 7,1% do que no período homólogo. Os pacotes geraram 257 milhões de euros de receita, tendo sido os principais responsáveis pelo crescimento da mesma.

A receita média mensal referente a pacotes que englobam o serviço de TV por subscrição aumentou 0,6 euros/mês (1,8%) relativamente ao período homólogo.

No final de março, cerca de 19,5% dos lares com TV por subscrição tinham acesso a canais premium, menos 1,6 pontos percentuais em termos homólogos, enquanto 58,8% dispunham de mais de 80 canais (um crescimento homólogo de 9,4 pontos percentuais).


Consulte o relatório estatístico: