Tráfego de voz nas redes móveis subiu acima do previsto em 2013


No 4.º trimestre de 2013, o volume de minutos de conversação originados nas redes móveis aumentou face ao trimestre anterior e em termos homólogos, 3,2%,e 9,6% respetivamente, ficando acima do limite superior do intervalo de previsão resultante da tendência histórica e do efeito sazonal estimado. Este crescimento dever-se-á ao lançamento de ofertas com chamadas ilimitadas.

O número de minutos de conversação por estação móvel com utilização efetiva (12 milhões excluindo placas/modem e equipamentos M2M) foi, em média, de 162 por mês. Destes, 119 foram minutos on-net, 26 foram minutos off-net, 8 tiveram como destino a rede fixa, 3 números curtos/não geográficos e 6 redes internacionais.

A duração média das chamadas originadas na rede móvel (excluindo placas/modem e equipamentos M2M) neste trimestre foi de 150 segundos por chamada, mais 3 segundos do que no trimestre anterior.

No mesmo período, existiam em Portugal cerca de 4,7 milhões de utilizadores efetivos de banda larga móvel, número que traduz um acréscimo de 9% face ao trimestre anterior e de 5,7% em temos homólogos. Os utilizadores deste tipo de serviços representam 35,3% do total de estações móveis com utilização efetiva - 13,2 milhões. O crescimento da utilização deste serviço está associado à Internet no telemóvel, nomeadamente aos tarifários que integram voz e dados móveis, e à crescente penetração dos smartphones.

Os utilizadores do serviço de mensagens escritas (63,5% do total de estações móveis com utilização efetiva, excluindo placas de acesso à Internet e os equipamentos afetos a comunicações M2M) enviaram cerca de 6,5 mil milhões de mensagens escritas, uma quebra homóloga de 6,1%. O número médio mensal de mensagens enviadas por utilizador deste serviço foi de 286 (290 no período homólogo), o que representa cerca de 10 mensagens por dia. O tráfego de mensagens tem sofrido um abrandamento nos últimos trimestres devido ao aparecimento de formas de comunicação alternativas.

O número de mensagens de valor acrescentado foi 24,7 milhões, 0,4% do total de mensagens enviadas.

O número de utilizadores de MMS, videochamadas e mobile TV é relativamente reduzido. O tráfego destes serviços registou decréscimos neste trimestre (de 10,1% no caso das mensagens multimédia, de 1,6% no caso das videochamadas e de 5,3% no tráfego do serviço mobile TV), face ao 3.º trimestre de 2013.

O número médio de utilizadores do serviço de roaming internacional fora de Portugal representa 7,3% do total das estações móveis efetivamente utilizadas, excluindo placas/modem e equipamentos M2M.

O tráfego de roaming out, em especial o tráfego de Internet, aumentou em relação ao trimestre homólogo. Esta evolução poderá estar associada à descida de preços do roaming ocorrida em 2013. O tráfego de roaming in diminuiu como é habitual nesta altura do ano. Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, destacam-se os aumentos do tráfego de Internet.

No final do ano, a penetração do serviço móvel ascendeu a 159,8 por 100 habitantes. A taxa de penetração das estações móveis com utilização efetiva foi de 126 por 100 habitantes.


Consulte: