Serviço de televisão paga com 3,17 milhões de clientes em 2013


No final de 2013 existiam cerca de 3,17 milhões de assinantes do serviço de TV por subscrição, mais 1,6% ou 49,4 mil clientes do que no período homólogo. Entre o terceiro e o quarto trimestre do ano o número de clientes do serviço aumentou 0,3% ou 8 500 clientes.

O crescimento do serviço deveu-se às ofertas suportadas em fibra ótica (FTTH/B) e xDSL, cujo número de clientes aumentou 4,5 e 3,4%, respetivamente, em relação ao trimestre anterior. O número de assinantes dos serviços de distribuição de TV por cabo e DTH diminuiu, respetivamente, 1,1% e 2,8% no 4.º trimestre do ano.

Em dezembro, o serviço de distribuição de TV por cabo representava 44,2% do total de assinantes, enquanto o xDSL representava 21,6% e o DTH 19,3%. A fibra ótica (FTTH/B) representava 14,9% do total de assinantes.

Estima-se que 77,9% dos assinantes de TV por subscrição dispunham deste serviço integrado em pacote. A taxa de crescimento do número de pacotes com televisão foi de 2,4% no último trimestre do ano.

O Grupo ZON Optimus detém a quota mais elevada de assinantes de TV por subscrição (47,8%). Seguem-se a PTC, a Cabovisão e a Vodafone com quotas de 41,5%, 7,1% e 3,5%, respetivamente.

As receitas totais do serviço de TV por subscrição (stand-alone e pacotes que englobam este serviço) totalizaram 1.277,9 milhões de euros em 2013 (mais 3,1% do que no ano anterior).

Os clientes residenciais que adquiriram o serviço de televisão paga no âmbito de um pacote multiple play, têm uma despesa média mensal de 47.50 euros quando têm um pacote de televisão com Internet e serviço fixo de telefone, menos 4,2% que no período homólogo. Quando possuem o serviço num pacote de televisão com Internet pagam em média 39,6 euros, menos 5,3% que no período homólogo. Aqueles que têm um pacote de televisão e telefone fixo viram a sua despesa média mensal subir 2% para 31,6 euros.

No final de dezembro, cerca de 19,4% dos lares com TV por subscrição tinham acesso a canais premium, valor que regista uma quebra homóloga de 1,2 pontos percentuais, enquanto 58,7% dispunham de mais de 80 canais, um aumento de 10 pontos percentuais em termos homólogos.


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