Serviços de televisão por subscrição crescem 3,2% no 1º trimestre


No final do primeiro trimestre, o número total de assinantes do serviço de televisão por subscrição atingiu 3,073 milhões, mais 96 mil clientes que no trimestre anterior, o que se traduz num crescimento de 3,2%.

O valor do número de assinantes registado no final 1º trimestre de 2012 situa-se no limite superior do intervalo de previsão resultante da evolução histórica recente desta variável.

As ofertas suportadas em fibra ótica (FTTH/B) foram as que mais contribuíram para o crescimento do serviço. Cerca de 45,6% dos novos clientes, em termos líquidos, aderiram a estas ofertas, seguindo-se as ofertas suportadas em redes de TV por cabo (28,8%), e em xDSL (20,7%).

No final de março, o serviço de distribuição de TV por cabo representava 48% do total de assinantes de TV por subscrição – menos 0,6 pontos percentuais do que no trimestre anterior - enquanto o DTH representava 22,9% e o xDSL, 19,1%. O peso da fibra ótica (FTTH/B) continua a aumentar, representando já 10% do total de assinantes.

Cerca de 69,5% dos assinantes de serviços de televisão paga subscrevem este serviço integrado num pacote de serviços.

O número de assinantes de ofertas em pacote que integram televisão por subscrição aumentou em cerca de 114 mil neste trimestre. Os principais responsáveis por este aumento foram o pacote serviço fixo de telefone+banda larga fixa+televisão (56%) e o pacote serviço fixo de telefone+banda larga fixa (44%).

Em termos de quotas de mercado, o grupo ZON/TV Cabo tem 52,8% dos clientes, a PTC tem uma quota de 36,1%, e a Cabovisão, o terceiro maior operador, tem 8,4% dos clientes.

Passando à análise por tecnologia de suporte, o número total de assinantes do serviço de televisão por cabo - cerca de 1,48 milhões – aumentou cerca de 28 mil face ao trimestre anterior. Este valor encontra-se dentro do intervalo de previsão resultante da tendência histórica.

No que respeita ao número de assinantes do serviço de televisão através da tecnologia Direct To Home (DTH), em março existiam 704 mil clientes, um aumento de 5 mil face ao trimestre anterior, e mais 33 mil em termos homólogos. Esta evolução do número de assinantes também se encontra dentro do intervalo de previsão resultante da tendência histórica.

Quanto ao número de assinantes de TV por subscrição cujo serviço se suporta em fibra ótica (FTTH/B), aumentou 16,7%, atingindo os 307 mil.

Já as ofertas suportadas sobre a rede telefónica pública (xDSL/IP), registavam 587 mil clientes no final de março, mais 20 mil do que no trimestre anterior. A variação verificada encontra-se dentro do intervalo de previsão resultante da tendência histórica.


Consulte o relatório estatístico: