No final do 2º trimestre de 2011 existiam cerca de 16,32 milhões de estações móveis activas associadas a planos tarifários pós-pagos, pré-pagos e planos combinados/híbridos, menos 0,8% que no trimestre anterior.
Do total, cerca de 13,1 milhões das estações (80,5%) foram efectivamente utilizadas no último mês do trimestre, menos 0,9 pontos percentuais do que no trimestre anterior.
Se excluirmos o número de placas/modem utilizadas para acesso à Internet em banda larga móvel, o número de estações móveis/equipamentos de utilizador activos e com utilização efectiva rondou os 12 milhões, menos cerca de 71 mil do que no trimestre anterior.
No período em análise, os planos pré-pagos representavam 71,4% das estações móveis. Exceptuando os planos combinados/híbridos, todos os restantes planos registaram quedas significativas – iguais ou superiores à taxa de diminuição do número de estações móveis.
No final de Junho, a penetração do serviço móvel terrestre ascendia a 153,4 por 100 habitantes. De acordo com o Barómetro de Telecomunicações – Redes Móveis, da Marktest, 92,6% dos residentes em Portugal eram clientes deste serviço. A diferença entre estes valores deve-se a vários factores, por exemplo: existem utilizadores que dispõem de mais do que um cartão de acesso ao serviço, existem cartões SIM para utilização exclusiva de serviços de dados e acesso à Internet, e outros afectos a máquinas, equipamentos, viaturas e empresas (p.ex. terminais de pagamento automático com recurso à rede móvel, equipamentos de alarme, segurança, telemetria e telemática, etc. …).
No período em análise, o número total de utilizadores habilitados a utilizar os serviços de banda larga era de cerca de 10,4 milhões. O número de utilizadores activos e que efectivamente utilizaram serviços característicos de 3ª geração (i.e. videotelefonia, transmissão de dados em banda larga, mobile tv, etc…), diminuiu 0,9% em relação ao trimestre anterior contabilizando cerca de 3,9 milhões de utilizadores.
Os utilizadores habilitados a utilizar os serviços de banda larga (UMTS/HSPA) representam 63,7% do total de estações móveis activas, enquanto que os utilizadores activos constituem 29,5% do total de estações móveis com utilização efectiva.
Do total de utilizadores de serviços de banda larga que registaram tráfego no último mês de reporte, cerca de 30,4% são utilizadores do serviço de acesso à Internet em banda larga móvel através de placas/modem.
No período em análise, o número de minutos de conversação originados nas redes móveis totalizou cerca de 5,4 mil milhões, valor semelhante ao registado no trimestre anterior. Em termos homólogos, o número de minutos de conversação cresceu 9,5%. O principal factor que justifica esta evolução é o lançamento dos planos que permitem realizar chamadas gratuitas entre os aderentes. Desde o lançamento destes planos, o peso do tráfego on-net aumentou 10,5 pontos percentuais, representando agora 79,6% do total do tráfego.
O número de minutos terminados nas redes móveis foi de 5,4 mil milhões, valor semelhante ao registado no trimestre anterior. Refira-se que o tráfego fixo-móvel aumentou 7,2% em relação ao trimestre anterior, contrariando a tendência de decréscimo dos últimos trimestres.
No período em análise foram enviadas mais de 6,6 mil milhões de mensagens escritas. Este valor é 2,2% superior ao verificado no trimestre anterior. O crescimento homólogo foi de 0,5% no número de SMS enviados.
O número de mensagens de valor acrescentado rondou 21,8 milhões, cerca de 0,3% do total de SMS enviados.
O número médio mensal de mensagens enviadas por utilizador deste serviço foi de 300 (302 no período homólogo), o que representa perto de 10 mensagens por dia.
O número de utilizadores do serviço de mensagens escritas representa, em média, cerca de 61% do total de estações móveis com utilização efectiva, excluindo placas de acesso à Internet.
No 2º trimestre, os utilizadores do serviço móvel enviaram 35,4 milhões de MMS, mais 0,4% do que no período anterior. Em termos homólogos, o crescimento atinge 16,8%.
No mesmo período foram realizadas cerca de 847 mil videochamadas, menos 4,5% do que no trimestre anterior. Trata-se do 5.º trimestre consecutivo de descida do volume deste tipo de chamadas. Em termos homólogos registou-se um decréscimo de 44,3%.
O número de utilizadores do serviço de mobile TV ascendeu a 39,5 milhares, o valor mais baixo desde que se iniciou a recolha deste indicador. Os utilizadores de Mobile TV representam 1% do total de estações móveis com utilização efectiva de serviços 3G. Face ao trimestre anterior, verifica-se um decréscimo de cerca de 9,4% no número de utilizadores.
O serviço de mobile TV contabilizou cerca de 1,3 milhões de sessões, o que corresponde a cerca de 11 sessões por utilizador por mês.
Consulte o relatório estatístico:
- Serviços Móveis - 2º trimestre de 2011 https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1097349