Preços dos serviços postais em Portugal compara favoravelmente com os da UE


A ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações levou a cabo a realização de um estudo que faz uma comparação sistemática dos preços dos serviços postais mais utilizados e inseridos no âmbito serviço universal (SU), assegurados pelos prestadores do serviço universal (PSU) em cada um dos Estados-Membros da União Europeia, em 2010.

Da análise resulta que, em 2010 e na moeda local, onze países não alteraram os preços dos serviços considerados. Dois - a Finlândia e a Lituânia - reduziram os preços de alguns serviços e os restantes aumentaram.

Os dados obtidos permitem concluir que as médias dos preços dos serviços postais aumentaram em 2010 e em todos os Estados-membros, quer em euros, quer em paridades de poder de compra. O aumento da média, face ao ano anterior, foi maior no correio intracomunitário prioritário e menor nas encomendas. Em Portugal, os preços não subiram, à excepção do preço do serviço nacional de encomendas.

No caso português, verifica-se que o preço do correio nacional prioritário até 20g, do correio nacional não prioritário até 20g, do correio nacional transfronteiriço intracomunitário prioritário até 20g e das encomendas nacionais até 2kg se tem mantido abaixo da média da União Europeia. Já quanto ao correio nacional transfronteiriço intracomunitário não prioritário até 20g, constata-se que, em 2010, o preço se encontra 3% acima da média da UE e 6% abaixo da média na UE15, situação que se inverte em termos de paridades de poder de compra (PPC) já que o preço se cifra 7% abaixo da média da UE e 23% acima da média da UE15.

Na comparação baseada em euros e em PPC, verifica-se que Portugal melhorou o seu posicionamento face aos restantes Estados-membros relativamente a 2009, para o conjunto dos serviços analisados, exceptuando o correio intracomunitário não prioritário, que aumenta uma posição em euros; e das encomendas, que em euros manteve a mesma posição.


Consulte: