Parque de acessos telefónicos e clientes de acesso directo crescem no 3º trimestre


No terceiro trimestre de 2010, o parque de acessos telefónicos principais instalado a pedido de clientes ascendia a cerca de 4,4 milhões de acessos - correspondendo a uma penetração de cerca de 41,1 acessos por 100 habitantes – mais 0,9% que no trimestre anterior e mais 5% em termos homólogos. Para o acréscimo contribuem sobretudo aos «outros acessos», que cresceram 52,1%, nos quais se incluem os acessos VoIP que aumentaram 58%. Os acessos baseados em tecnologia GSM/UMTS cresceram 7,5%. As novas adesões a ofertas Multiple Play também deram um contributo.

No trimestre, o número de postos públicos instalados rondava 32 milhares, menos 1% que no trimestre anterior e uma quebra homóloga de 5%.

No período em análise, o Grupo PT era responsável por 59,7% do total dos acessos instalados a pedido de clientes, menos 0,8 pontos percentuais do que no trimestre anterior e menos 4,3 pontos percentuais que no período homólogo.

O número de clientes de serviço telefónico fixo na modalidade de acesso directo era de 3,5 milhões no final de Setembro, mais 1,3% que no trimestre anterior e cerca de 7% acima em termos homólogos. Para tal contribuíram de forma significativa as ofertas em pacote que integram telefonia fixa, televisão por subscrição e/ou Internet, e as ofertas de prestadores alternativos suportadas nas redes de TV por cabo.

Já o acesso indirecto através de pré-selecção regista a tendência contrária e caiu 4,2% no trimestre para 126 mil clientes, o valor mais baixo registado desde 2001. Em termos homólogos, a quebra é de 20%.

A tendência é a mesma no caso dos clientes de VoIP nómada, que estão em quebra de 2,8% no trimestre, para 106 mil clientes activos.

Neste trimestre, a quota de clientes de acesso directo do Grupo PT caiu 0,8 pontos, para 54,5%. Em termos homólogos a quebra é de quatro pontos. Esta redução resulta essencialmente das novas ofertas dos prestadores alternativos, baseadas em tecnologias de acesso distintas do Serviço Telefónico Fixo tradicional, sobretudo das ofertas em pacote.

O tráfego total de voz originado na rede fixa durante o 3º trimestre rondou 1,9 mil milhões de minutos e 573 milhões de chamadas, valores que traduzem uma quebra de 4,5% e 4,6%, respectivamente. Em termos homólogos registou-se um aumento de 0,2% do volume de minutos.

Quanto ao serviço de VoIP nómada verifica-se que apesar da queda ocorrida no número de clientes activos, o tráfego deste tipo de serviço aumentou face ao trimestre anterior, quer em termos de chamadas, quer em termos de minutos.

Analisando o acesso indirecto, 7,6% do total de minutos de voz foram originados através deste acesso, valor inferior em 0,4 pontos percentuais ao observado no trimestre anterior e 2,1 pontos percentuais abaixo do registado no mesmo período do ano anterior.

Do total de chamadas de voz efectuadas no terceiro trimestre deste ano, 10,7% foram realizadas através de acesso indirecto, valor inferior em 1,8 pontos percentuais ao registado no trimestre homólogo.

No trimestre em análise a quota de tráfego de voz do serviço fixo de telefone do Grupo PT atingiu 60,9%, mais 0,3 pontos percentuais que no trimestre anterior.


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