URSI atribui prémios de carreira e investigação


Este ano o prémio de carreira do Comité Português da URSI, que pretende distinguir uma personalidade que tenha contribuído para o avanço da área da ciência rádio em Portugal, será atribuído a Joaquim Patrício, engenheiro de formação, que fez grande parte da sua carreira no domínio das radiocomunicações. O Eng.º Patrício, que irá em breve completar 90 anos de idade, iniciou a sua actividade nas radiocomunicações no ano de 1948, tendo tido uma carreira longa e dedicada. Esta personalidade foi reconhecida, por unanimidade, pelo Comité Português da URSI, como merecedora desta homenagem.

O prémio será entregue por José Amado da Silva, presidente ANACOM, no âmbito da cerimónia de encerramento do 4º Congresso do Comité Português da URSI que este ano é dedicado ao tema ''Comunicações rádio pessoais: redes de curto alcance e RFID'', que se realiza nos próximos dias 23 e 24, na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa.

O presidente da ANACOM entregará na mesma cerimónia o ''Prémio de Investigação URSI Portugal'', destinado a premiar o melhor trabalho de investigação na área da radioelectricidade. O valor líquido do prémio a atribuir ao melhor trabalho ascende a cinco mil euros. Este prémio, que é atribuído pela primeira vez este ano, visa estimular a criatividade e o rigor no trabalho de investigação científica em Portugal. O trabalho premiado, da autoria de Carla R. Medeiros, do Instituto de Telecomunicações, intitula-se ''UHF RFID Reader Antennas for Self-confined Tag Detection''. No total, concorreram a este prémio quatro trabalhos de investigação.

Tal como o prémio de carreira, também esta distinção será atribuída anualmente aos investigadores autores dos melhores trabalhos e que contenham um contributo relevante para a ciência nos seguintes âmbitos: metrologia electromagnética, sistemas de radiocomunicações e processamento de sinais, electrónica e fotónica, ambiente electromagnético e interferência, entre outros.

A URSI - União Radiocientífica Internacional é uma organização não governamental sem fins lucrativos, sob os auspícios do Conselho Internacional para a Ciência, que tem por finalidade estimular e coordenar, à escala internacional, estudos, investigações, aplicações, intercâmbio científico e troca de informação nos domínios das ciências da radiolectricidade. Os membros da URSI são os comités nacionais dos vários países, sendo que no caso português cabe à ANACOM a organização dos trabalhos do Comité Português.


Consulte: