ANACOM debate neutralidade da Internet a 6 de Outubro


A ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações vai realizar uma conferência internacional sobre o tema Net Neutrality - Regulação de Redes e Regulação de Conteúdos, no dia 6 de Outubro. A 4ª conferência internacional da ANACOM será em Lisboa, no Grande Auditório da Culturgest, na sede da Caixa Geral de Depósitos.

A conferência visa a promoção do debate sobre matérias relacionadas com a neutralidade da rede, conceito associado quer ao comportamento dos operadores de redes face aos diversos tipos de protocolos, aplicações e conteúdos, assim como ao acesso por parte dos utilizadores da Internet aos serviços e aplicações a que recorrem.

A conferência debaterá, numa perspectiva regulatória, de mercado e do consumidor, alguns dos desafios que as entidades reguladoras enfrentam, nomeadamente, gestão do tráfego e priorização de serviços, transparência da informação e defesa do consumidor, intervenção regulatória ex-post e ex-ante, papel do Organismo de Reguladores Europeus das Comunicações Electrónicas (ORECE/BEREC) e da Comissão Europeia.

A sessão de abertura contará com a presença do presidente da ANACOM, José Amado da Silva; do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça; e de Timothy Wu professor na Columbia Law School.

Os vários painéis, que serão moderados por Azeredo Lopes, presidente da ERC; Manuel Sebastião, presidente da AdC; e Eduardo Cardadeiro, administrador da ANACOM; terão como oradores Luis Magalhães, da UMIC; Nadia Trainar, do regulador sectorial francês; Ian Fogg, da Forrester Research; Carlos Brazão, da Cisco; Teresa Moreira, Directora-Geral do Consumidor; e Jacques Sahel, do Skype.

A participação na conferência é aberta a todos os interessados e é gratuita, estando apenas sujeita a inscrição prévia no site da ANACOM até ao dia 4 de Outubro.


Consulte: