Banda larga capta um terço dos utilizadores efectivos da telefonia móvel


No final do segundo trimestre de 2010, existiam cerca de 15,87 milhões de estações móveis activas associadas a planos tarifários pós-pagos, pré-pagos e planos combinados/híbridos, mais 0,3 por cento do que no trimestre anterior. Destas, cerca de 82 por cento foram efectivamente utilizadas no último mês do trimestre. Se excluirmos o número de placas/modem efectiva e exclusivamente utilizadas para acesso à Internet em banda larga móvel, o número de estações móveis/equipamentos de utilizador activos e com utilização efectiva atingiu cerca de 11,9 milhões.

No 2º trimestre de 2010, os planos pós-pagos representaram 16,2 por cento do total, os planos pré-pagos cerca de 71,9 por cento e os planos combinados/híbridos cerca de 11,9 por cento.

A penetração do serviço telefónico móvel (STM) ascendia a 149,2 acessos por 100 habitantes. De acordo com a informação disponível (1.º trimestre de 2010), a penetração registada em Portugal (148,7 por 100 habitantes) mantinha-se acima da média da União Europeia (122,9 por 100 habitantes).

O número de utilizadores activos e que efectivamente utilizaram os serviços característicos da banda larga móvel (videotelefonia, transmissão de dados em banda larga, televisão móvel, etc.) atingiu cerca de 3,6 milhões, mais 13,5 por cento que no trimestre anterior. Estes utilizadores constituíam 27,6 por cento do total estações móveis com utilização efectiva.

Do total de utilizadores de serviços de banda larga que registaram tráfego no último mês de reporte, cerca de 32 por cento são utilizadores do serviço de acesso à Internet em banda larga móvel através de placas/modem.

No 2º trimestre de 2010, foram realizadas, em média, cerca de 61 chamadas mensais por estação móvel activa e com utilização efectiva, excluindo as placas para acesso à Internet em banda larga móvel. Cerca de 42 das chamadas realizadas têm como destino o prestador de origem e 11 outro prestador do mesmo serviço.

O número de minutos de conversação originados nas redes móveis totalizou cerca de 4,9 mil milhões, no final do 2º trimestre de 2010, registando um aumento 13,5 por cento face ao mesmo trimestre do ano anterior, crescimento acima da taxa de crescimento do número de estações móveis activas. A introdução dos planos que permitem realizar chamadas gratuitas entre os aderentes tem contribuído para o crescimento verificado e para o aumento do peso do tráfego on-net no total do tráfego.

No trimestre em análise, foram enviadas mais de 6,5 mil milhões de mensagens escritas, mais 2,3 por cento do que no ano anterior. O número médio mensal de mensagens enviadas por utilizador deste serviço, neste período, foi de 302.

No que respeita às mensagens multimédia, os utilizadores do serviço móvel enviaram mais de 30,3 milhões de MMS. O número de utilizadores que utilizaram o serviço de mensagens multimédia representa cerca de 11 por cento do total de estações móveis com utilização efectiva. Em média, neste trimestre, cada utilizador enviou cerca de 7 mensagens multimédia por mês.

O número de utilizadores do serviço de televisão móvel ascendeu a 71 mil (cerca de 2 por cento do total de estações móveis com utilização efectiva de serviços 3G). Cada utilizador recorreu a este serviço 6 vezes por mês, em média. Por outro lado, foram realizadas mais de 1,5 milhões de videochamadas.

No 2º trimestre de 2010, e em relação ao trimestre anterior, o tráfego de roaming in registou um acréscimo de 52,1 por cento no caso das chamadas. O segundo trimestre de cada ano é normalmente caracterizado por um aumento do tráfego roaming in, uma vez que se encontra normalmente associado às férias da Páscoa. Por outro lado, em Maio de 2010, verificou-se a visita do Papa Bento XVI a Portugal, evento que atraiu visitantes estrangeiros e que poderá ter contribuído para o aumento de tráfego verificado neste trimestre.

O tráfego de roaming out registou igualmente variações positivas. Em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, as chamadas em roaming out cresceram 9,8 por cento, demonstrando alguma recuperação desde o 1º trimestre de 2009. O número médio de utilizadores do serviço de roaming internacional fora de Portugal representou cerca de 6,8 por cento do total de estações móveis activas com utilização efectiva.


Consulte: