Tecnologias alternativas alavancam crescimento da telefonia fixa


O parque de acessos telefónicos principais instalados a pedido de clientes ascendia a cerca de 4,2 milhões de acessos no final do 2.º trimestre de 2010, o que corresponde a uma taxa de penetração de cerca de 39,9 acessos por 100 habitantes. Em relação ao trimestre anterior, verificou-se um aumento de 1,3 por cento no número de acessos. Em termos anuais, registou-se uma variação homóloga de mais 5,7 por cento. Neste contexto, é de referir, em especial, o crescimento dos ''outros acessos'' (73,8 por cento), nos quais se incluem os acessos VoIP, que aumentaram cerca de 132 por cento. Os acessos baseados em tecnologia GSM/UMTS cresceram, no mesmo período, 6,6 por cento.

No trimestre em análise, o número de postos públicos instalados era de cerca de 32,4 milhares, verificando-se um decréscimo de cerca de 1,5 por cento face ao 1.º trimestre de 2010 e uma variação homóloga negativa de 5,9 por cento.

As empresas do Grupo Portugal Telecom que actuam nestes mercados continuam a deter a maioria dos acessos instalados, com 61,8 por cento do total, menos 1,2 pontos percentuais do que no trimestre anterior e menos 5,4 pontos percentuais que no final do período homólogo de 2009.

No final do 2.º trimestre de 2010, o número de clientes de serviço telefónico fixo (STF) na modalidade de acesso directo era de aproximadamente 3,5 milhões, registando um aumento de 2 por cento em relação ao final do trimestre anterior e de 7 por cento em relação ao trimestre homólogo de 2009. Para tal, contribuíram de forma significativa as ofertas em pacote que integram telefonia fixa, televisão por subscrição e/ou Internet e as ofertas de prestadores alternativos suportadas em tecnologia GSM/UMTS.

Quanto ao acesso indirecto através de pré-selecção, este registou uma descida de 6,7 por cento, atingindo um valor de cerca de 127 mil clientes, o valor mais baixo registado desde 2001. Em termos homólogos, o número de clientes de pré-selecção diminuiu 21,4 por cento.

Relativamente aos clientes de VoIP nómada, existiam no final do 2.º trimestre de 2010 cerca de 108,2 mil clientes activos, registando-se uma redução de 3,1 por cento face ao observado no trimestre anterior. Salienta-se que, desde o início de 2009, o número de clientes de VoIP nómada tem apresentado uma tendência decrescente, fenómeno explicado pelo facto de um operador ter migrado um conjunto significativo dos seus clientes para outro tipo de solução de telefonia vocal.

A quota de clientes de acesso directo do Grupo PT tem vindo a diminuir desde 2000, situando-se nos 55,3 por cento, neste trimestre. A referida quota registou uma quebra de 1,4 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior e de 5,4 pontos percentuais face ao trimestre homólogo de 2009.

No 2.º trimestre de 2010, o tráfego total de voz originado na rede fixa aproximou-se dos 2 mil milhões de minutos e dos 599 milhões de chamadas. Em relação ao 1.º trimestre de 2010, e ao contrário do verificado com o número de acessos instalados a pedido de clientes e com o número de clientes de acesso directo, o volume de minutos e o volume de chamadas do STF apresentam quebras de 1,6 e 2,1 por cento, respectivamente. Contudo, em termos homólogos, registou-se um aumento de 1,8 por cento do volume de minutos.

Quanto ao tráfego associado ao serviço de VoIP nómada, verifica-se que a significativa queda ocorrida em relação ao mesmo período do ano anterior é superior à queda ocorrida no número de clientes activos.

Analisando o acesso indirecto no 2.º trimestre de 2010, verifica-se que 8 por cento do total de minutos de voz foram originados através de acesso indirecto, valor inferior em 0,7 pontos percentuais ao observado no trimestre anterior e 2,1 pontos percentuais abaixo do registado no trimestre homólogo de 2009.

Refira-se ainda que a tendência de diminuição dos valores das quotas de tráfego de voz do STF do Grupo PT manteve-se (60,6 por cento no 2.º trimestre de 2010, menos 0,5 pontos percentuais face ao trimestre anterior).


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