Clientes de banda larga por fibra crescem 78% no trimestre


No final do primeiro trimestre de 2010 existiam em Portugal 2,170 milhões de utilizadores que efectivamente usaram Internet em banda larga móvel, dos quais 1,2 milhões através de placas/modem; e cerca de 1,97 milhões de clientes com acessos à Internet fixos, dos quais 1,936 milhões em banda larga.

O número de utilizadores que efectivamente acedeu à internet em banda larga móvel no período de reporte diminuiu 4,5% face ao período anterior. Em comparação com o período homólogo, o número de utilizadores aumentou 55,7%.

O número de clientes do serviço fixo de acesso à Internet aumentou 3,7% face ao trimestre anterior, e 13,4% em termos homólogos.

A maioria dos clientes do serviço de acesso à Internet em local fixo utiliza a banda larga - 1,936 milhões, mais 72 mil ou 3,8% que no trimestre anterior. Em termos homólogos, o crescimento foi de 14,1%. Os clientes destes serviços representam cerca de 98,4% do total de clientes de internet.

A principal tecnologia de acesso à Internet em banda larga fixa continua a ser o ADSL, que representa 55% do total. O modem cabo é utilizado por 40,7% dos clientes da banda larga fixa. No período em análise, o modem por cabo atraiu, em termos líquidos, cerca de 53% das adesões ao serviço ocorridas neste período. O acesso à Internet suportado em FTTH/B atraiu cerca de 33% destes clientes.

As ofertas de banda larga baseadas em circuitos alugados, FWA e fibra óptica (FTTH/B), e que representam 4% do total dos clientes, apresentam crescimentos muito elevados, acima dos 45%.

Esta evolução deve-se sobretudo às ofertas suportadas em fibra óptica (FTTH/B), que no final de Março contabilizavam cerca de 54 mil clientes, mais 78% que no trimestre anterior. Cerca de 95% deste total são clientes residenciais.

No que se refere às quotas de clientes de banda larga fixa, a quota de clientes do grupo Portugal Telecom situou-se nos 44,9%, mais 0,4 pontos percentuais do que no trimestre anterior.

A quota de clientes do Grupo ZON situou-se nos 32,6%, com um aumento de 0,4 pontos percentuais face a Dezembro.

Entre os operadores que registaram um maior ganho absoluto de clientes destacam-se o grupo PT e o grupo ZON com acréscimos de 38 mil e 30 mil novos clientes, respectivamente. De referir que a Cabovisão aumentou de novo o seu número de clientes, após um período em que sofreu consecutivos decréscimos.

No que se refere às quotas de clientes de banda larga móvel com acesso através de placas/modem, a quota de clientes da TMN ascende a 55,4%, seguindo-se a Vodafone com 23,7% e a Optimus com 18,3%. A ZON tem uma quota de 2,5%.

O tráfego de acesso à Internet em banda larga cresceu cerca de 14% entre Janeiro e Março. A evolução ocorrida é sobretudo explicada pela evolução do tráfego da banda larga fixa (+13,7%) que representa cerca de 95,2% do total. A taxa de crescimento do tráfego fixo é superior à taxa de crescimento do número de clientes.

O tráfego de acesso à Internet dos acessos móveis (em GB) cresceu 22,6% no mesmo período, crescimento idêntico ao verificado no trimestre anterior. O tráfego gerado pelos acessos móveis com ligação através de placas/modem representa cerca de 97% do total do tráfego de banda larga móvel.

No que se refere ao tráfego médio por cliente da banda larga em local fixo, cada cliente gerou, em média, 22,4 GB de tráfego por mês, mais 2 GB do que no trimestre anterior, e 31% acima do valor do trimestre homólogo de 2009.

O tráfego gerado pelos clientes de banda larga móvel com utilização efectiva, em termos médios (1,0 GB por cliente e por mês), é significativamente inferior ao tráfego médio da banda larga fixa, tendo no entanto, aumentado cerca de 28% em relação ao trimestre anterior.

O tráfego gerado pelos clientes activos de banda larga móvel através de placas/modem, em termos médios (1,82 GB por cliente e por mês), é também significativamente inferior ao tráfego médio da banda larga fixa.

A diferença entre o tráfego gerado pelos clientes de banda larga fixa e móvel, dever-se-á aos limites de tráfego das ofertas de banda larga móvel, muito inferiores aos da banda larga fixa, aos preços praticados em cada uma das tecnologias e aos diferentes perfis dos utilizadores e de utilização destes dois tipos de acesso à Internet em banda larga.

No primeiro trimestre de 2010, as receitas individualizáveis do serviço de acesso à Internet fixa totalizaram cerca de 100 milhões de euros. Estas receitas são provenientes de ofertas stand-alone ou de pacotes multiple play cuja componente Internet é individualizável. Estas receitas apresentam uma quebra de 8% face ao trimestre homólogo, em resultado do aumento de ofertas do serviço de acesso à internet integradas em pacotes de serviços.

As receitas não individualizáveis de pacotes de serviços que integram o serviço de acesso à Internet atingiram cerca de 46,6 milhões de euros no 1.º trimestre de 2010.

No que se refere às receitas do serviço de acesso à internet móvel, estas atingiram os 91,9 milhões de euros, um valor superior em 5,5% ao registado no período homólogo.

No final de Março, a taxa de penetração do acesso à Internet em banda larga situava-se nos 18,2 por 100 habitantes para os acessos fixos - mais 0,7 pontos que no trimestre anterior - e em 19,5 por 100 habitantes para os acessos móveis com utilização efectiva.


Consulte: