OCDE publica relatório de 2005 sobre comunicações


O sector das comunicações regressou aos lucros, mas os desenvolvimentos tecnológicos na Internet estão a colocar em causa o papel e modelo de negócio das empresas de telecomunicações tradicionais, criando pressão para o surgimento de novas abordagens na regulação. O destaque é do Relatório sobre Comunicações de 2005, publicado recentemente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

A crescente popularidade da Voz sobre Protocolo Internet (VoIP) é apontada como ameaça aos lucros dos operadores tradicionais do serviço telefónico em local fixo, nomeadamente nas chamadas internacionais, refere o relatório da OCDE, sublinhando que a tecnologia VoIP constitui também um desafio para os operadores móveis.

Perspectivando o futuro, a OCDE sugere que os novos serviços das empresas tradicionais, tais como pontos de ligação à Internet sem fios (Wi-Fi) nas cidades, constituirão um factor de concorrência além da esperada pelos operadores móveis com a disponibilização de ligações de 3ª geração.

O relatório apresenta ainda outras previsões, nomeadamente: o aumento da oferta de pacotes que integram voz, dados e vídeo num único serviço; a reanálise dos actuais quadros de regulação, motivada pela concorrência gerada pelas novas plataformas tecnológicas, principalmente a Internet de banda larga. Relativamente a este último ponto, é referida a hipótese de se proceder à revisão das exigências do serviço universal de telecomunicações, já que existem cada vez mais companhias a oferecer serviços de VoIP sem possuírem presença física no país.


Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM: