Comunicações da Comissão sobre política do espectro radioeléctrico


A Comissão Europeia publicou, a 29 de Setembro, uma comunicação sobre as prioridades da política do espectro relativas à transição para o digital, no quadro da próxima Conferência Regional de Radiocomunicações da União Internacional das Telecomunicações (UIT), que terá lugar em Maio de 2006 (RRC-06).

Tendo presente que as decisões a adoptar na RRC-06 sobre a nova planificação das frequências vão influenciar significativamente o processo de transição para o digital, a Comissão sublinha a importância de salvaguardar a posição europeia. Nesse âmbito, exorta à necessária coordenação dos Estados-Membros, visando a aprovação de posições comuns que prevejam já os desafios colocados pela convergência de serviços de comunicações electrónicas, fruto dos constantes desenvolvimentos tecnológicos.

A 14 de Setembro, a Comissão tinha adoptado uma outra Comunicação, sobre a abordagem baseada no mercado em matéria de gestão do espectro radioeléctrico na UE. O seu principal objectivo prende-se com o acordo político comunitário a alcançar entre os Estados-Membros, no sentido de, até 2010, serem estabelecidos mercados de espectro.

Por último, e ainda ao nível do espectro radioeléctrico, a Comissão adoptou, a 6 de Setembro, uma Comunicação sobre o segundo relatório anual relativo à política do espectro radioeléctrico da UE para o futuro. Para além do ponto de situação sobre a matéria, a Comunicação refere-se, entre outros aspectos, aos contributos no quadro dos objectivos da Estratégia de Lisboa, identificando as iniciativas-chave a tomar num futuro próximo. Fazem parte desta comunicação um quadro-síntese sobre os desenvolvimentos registados desde o primeiro relatório anual, bem como o calendário das acções a tomar, até 2012, ao nível comunitário relativamente à política do espectro.


Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM: