Sítio da ANACOM na Internet adaptado às necessidades dos utilizadores com deficiências


O sítio da ANACOM na Internet está adaptado às necessidades dos utilizadores portadores de deficiências, num nível bastante acima do verificado em geral nos sítios da Internet abrangidos pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 155/2007, de 2 de Outubro. É esta a principal conclusão da análise pericial efectuada pela equipa HCIM - Human-Computer Interaction and Multimedia, parte integrante do Laboratório de Investigação LaSIGE, sediado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

A equipa HCIM considera que as boas práticas de acessibilidade seguidas no desenho, desenvolvimento e manutenção do sítio da ANACOM contribuem em grande medida para os bons resultados obtidos nos testes de acessibilidade realizados, nomeadamente:

  • O cumprimento das normas de estruturação e apresentação de páginas Web;

  • O esforço de conformidade com o nível AAA da norma WCAG 1.0;

  • A existência de versões alternativas textuais e de alto contraste do sítio;

  • A definição de um conjunto de regras de edição de conteúdos que não imponham barreiras ao acesso à informação.

Face à análise efectuada, conclui-se por um nível de adequação total de 80%, existindo apenas algumas barreiras à acessibilidade, cuja resolução - já em andamento - levará à conformidade total do nível AAA da norma WCAG 1.0.

A ANACOM honra desta forma o compromisso assumido de participação activa numa sociedade inclusiva baseada na informação e no conhecimento e acessível a todos os cidadãos, independentemente das suas necessidades especiais ou dos meios que utilizam para aceder à Internet.

ANACOM realiza seminário sobre acessibilidade das comunicações

A importância que o regulador dá a este tema, levou-o a trazer a Lisboa, no próximo dia 11 de Fevereiro, Barbara Delaney, responsável pela política do consumidor do regulador irlandês, ComReg, para participar num seminário promovido pela ANACOM. No evento será detalhada a abordagem da ComReg no trabalho com grupos representativos de cidadãos com deficiência e da indústria de comunicações na Irlanda, com o objectivo de tornar as comunicações acessíveis a todos. A apresentação descreverá algumas das principais iniciativas empreendidas, incluindo:

  • a produção de um guia do consumidor, intitulado ''Telefones e Banda Larga'', dirigido a pessoas com deficiência e idosos;

  • a disponibilização de um serviço de informações gratuito para utilizadores com deficiência, para operadores fixos e móveis;

  • o desenvolvimento e execução de briefings matinais e workshops para prestadores de serviços de comunicações.

Incluirá ainda reflexões sobre o trabalho realizado até à data e os próximos passos da ComReg à luz da nova Directiva sobre os Direitos dos Cidadãos.

Seguir-se-á a intervenção de Luis Carriço, Professor Associado do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que comentará a apresentação de Barbara Delaney e introduzirá tópicos para o debate.

A participação no seminário é aberta ao público interessado, estando apenas sujeita a inscrição prévia.


Consulte ainda: