DigiTAG - Grupo de Ação Televisão Digital Terrestre


Criado em 1996, enquanto iniciativa europeia com o objetivo de ''levar a televisão à Era Digital'', o Digital Terrestrial Television Action Group (DigiTAG), associação sem fins lucrativos com sede na Suíça, conta com cerca de quarenta membros, representativos de catorze países, não só europeus, incluindo reguladores, fabricantes de equipamentos, broadcasters e operadores de redes. A ANACOM participa nos trabalhos do DigiTAG desde março de 2001.

De acordo com os seus estatutos, o DigiTAG pretende essencialmente: criar, com particular incidência para a Europa, um enquadramento operacional para a introdução harmoniosa e orientada para o mercado dos serviços de televisão digital terrestre (TDT), utilizando as máximas potencialidades do sistema DVB-T; desenvolver um modelo de implementação de referência por forma a ir ao encontro das necessidades dos consumidores na Europa; dar suporte a uma abordagem não discriminatória que propicie um mercado aberto e competitivo, desenvolvendo todas as componentes relevantes do sistema, incluindo o fornecimento de serviços, os recetores e o acesso condicionado, de forma consistente com a Diretiva relativa à utilização de normas para a transmissão de sinais de televisão (Diretiva 95/47/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 24 de outubro de 1995); defender e promover a televisão digital terrestre numa base mundial; e proteger o espectro utilizado pelo serviço de radiodifusão televisiva, independentemente da norma técnica utilizada na plataforma TDT.

A estrutura do DigiTag compreende a Assembleia Geral, o Steering Board (Grupo de Coordenação) e dois grupos de ação principais, os quais incluem vários grupos de trabalho.


Consulte:

  • DigiTAG https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=54370

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