Cooperação da ANACOM


/ Atualizado em 11.07.2003

Com Cabo Verde

Manuel Inocência de Sousa, Ministro das Infraestruturas e dos Transportes de Cabo Verde, foi recebido pelo Presidente do Conselho de Administração da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), no passado dia 26 de Março.

Neste encontro de alto nível, foi renovado o empenho no aprofundamento da cooperação ao nível das comunicações, que se baseia num protocolo formalizado há cerca de 10 anos.

O Governo de Cabo Verde pretende criar em breve um Instituto das Comunicações, que terá a seu cargo as áreas das telecomunicações, sector postal e novas tecnologias de informação, sendo previsível a colaboração da ANACOM no âmbito desse processo.

Actualmente, a regulação sectorial em Cabo Verde está a cargo da Direcção-Geral das Comunicações com a qual a ANACOM tem mantido uma colaboração regular.

VER: Cabo Verdehttps://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=8041

Com a Moldávia

A temática da numeração foi objectivo de análise aprofundada numa reunião entre a ANACOM e uma delegação da Moldávia, composta por elementos da autoridade reguladora (National Regulatory Agency in Telecommunications and Informatics - ANRTI), do operador incumbente de telecomunicações (MOLDTELECOM) e de um dos operadores móveis (MOLDCELL).

O encontro teve por principal objectivo dar a conhecer a experiência portuguesa nesta área, em particular o processo de transição para o novo Plano Nacional de Numeração (PNN), que ocorreu a 31 de Outubro de 1999, atendendo a que a Moldávia se prepara para efectuar uma alteração semelhante a partir de Novembro de 2003.

A reunião decorreu de 5 a 7 de Fevereiro, em Lisboa.

VER: National Regulatory Agency in Telecommunications and Informatics - ANRTI Link externo.http://www.anrti.md/index_en.htm.