Televisão digital terrestre


No âmbito das atividades de monitorização e controlo do espectro (MCE), a ANACOM responde a reclamações de interferências, desenvolvendo ações de monitorização pontuais no terreno e monitorizando, de forma permanente, a rede de televisão digital terrestrehttps://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=7 (TDT). O vídeohttps://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=351256 disponibilizado neste sítio ilustra a forma como a ANACOM desenvolve a sua atividade.

Caso tenha problemas de receção do sinal de TDT, verifique se:

  • está numa área com cobertura por via terrestre;
  • não existem anomalias na instalação da antena ou dos equipamentos descodificadores, se necessário recorrendo à ajuda de um técnico especializado.

Se ainda assim as dificuldades se mantiverem, poderá solicitar o apoio da ANACOM, preferencialmente contactando um dos Centros de Monitorização e Controlo do Espectro (CMCE)https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=391349, tendo em conta a respetiva área operacional de atuação.

A ANACOM, através de uma rede de monitorização TDThttps://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=384835, constituída por 386 sondas distribuídas a nível nacional, monitoriza a qualidade do sinal digital de televisão, todos os dias, 24 horas por dia.

Esta rede foi instalada com o objetivo de recolher diversos indicadores e parâmetros técnicos que permitam extrair conclusões acerca da cobertura TDT disponibilizada nos diferentes locais.

Com esta solução tecnológica, que funciona de forma autónoma e por acesso remoto, a ANACOM passou a dispor de dados detalhados em tempo real, que lhe permitem identificar problemas, diagnosticar anomalias de forma adequada e expedita e, assim, contribuir para a melhoria do serviço disponibilizado aos utilizadores finais.