Assembleia-geral 2017


/ Atualizado em 11.10.2017

Tiveram lugar de 19 a 26 de agosto, no Palácio de Congressos de Montreal (Canadá), a XXXII Assembleia-geral da União Radiocientífica Internacional (URSI) e o Simpósio Científico (URSI 2017 GASS).

A representação nacional foi assegurada por Luísa Mendes, Helena Prazeres e José Borrego, da ANACOM, e por Nuno Borges de Carvalho, da Universidade de Aveiro.

Durante a Assembleia Geral, procedeu-se à eleição do Conselho da URSI, dos presidentes e vice-presidentes das Comissões Científicas e dos Early Carrier Representatives para o triénio 2017-2020.

O balanço de 2017 foi extremamente positivo para Portugal, indo o grande destaque para a eleição do Professor Nuno Borges de Carvalho como vice-presidente da Comissão A - metrologia eletromagnética: medidas eletromagnéticas e normas - da URSI. Trata-se de um marco histórico para Portugal, e mais concretamente para o Comité Português da URSI, que pela primeira vez ocupa um cargo desta natureza na estrutura da URSI. O Professor Nuno Borges de Carvalho da Universidade de Aveiro é atualmente o presidente da Comissão Científica A do Comité Português da URSI.

Pedro Cruz, da Controlar, mantém-se por mais 3 anos como Early Career Representative da Comissão A e José Pedro Borrego, presidente da Comissão E - ambiente eletromagnético e interferência - do Comité Português da URSI, dará continuidade à organização dos trabalhos do “Working Group E6 – Spectrum Management” dessa Comissão.

O programa científico desta Assembleia Geral, em que estiveram presentes cerca de 1016 participantes, incluiu 4 palestras, 10 tutoriais, cerca de 1400 comunicações em sessões orais e posters, que cobriram o conjunto dos temas das dez comissões científicas da URSI.

A 33.ª Assembleia Geral da URSI terá lugar em Itália (Roma), em agosto de 2020.


Mais informação: