Best Student Paper Award e Best Student Poster Award


Saiba quem foram os vencedores dos prémios Best Student Paper e Best Student Poster, atribuídos nas várias edições do Congresso do Comité Português da URSI.


Edição de 2021
15.º Congresso do Comité Português da URSI
Best Student Paper Award

1.º lugar - Mário António Patrício Carreira Vala do Instituto Superior Técnico e IT de Leiria, com o trabalho “Complex Permittivity Study of a Pinus Pinaster Needle Bed on Fire”.

2.º lugar - Tiago Emanuel da Silva Oliveira do Instituto Politécnico de Leiria, com o trabalho “A Waning Crescent Quasi-Yagi Microstrip Antenna for Wireless Sensing Networks”.

3.º lugar - José Miguel Neves da Universidade do Porto, com o trabalho “Design and Experimental Evaluation of Square Loop CPW Feed Patch Antenna at 100 GHz”.


Edição de 2020
14.º Congresso do Comité Português da URSI
Best Student Paper Award

1.º lugar: Ayman Sabah da Faculdade de Ciências e Tecnologia (Universidade Nova de Lisboa), com o trabalho “Aggregate interference power characterization for directional beamforming wireless networks”.

2.º lugar: Daniela Godinho do Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com o trabalho “Optimização do algoritmo de remoção de artefactos em imagem por micro-ondas da região axilar”.

3.º lugar: Amélia Ramos do Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro, com o trabalho “3D printed horn antenna for satellite communications systems”.


Edição de 2019

13.º Congresso do Comité Português da URSI

Best Student Paper Award

1.º lugar: José Diogo da Costa Jesus, aluno do mestrado integrado em engenharia física e tecnológica do Instituto Superior Técnico, com o trabalho “Quantum Key Distribution Through Free Space".

2.º lugar: Daniela Godinho, do Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com o trabalho “Extracção de Propriedades Dieléctricas para validação de Protótipo de Imagem por Microondas da Axila”.

3.º lugar: João Caiado, da Universidade de Aveiro, com o trabalho “Ultra-wideband Log-periodic antenna array for LEO Constellations Terminals”.


Edição de 2018

12.º Congresso do Comité Português da URSI

Best Student Paper Award

1.º lugar: Solange Silva, aluna do Doutoramento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Universidade de Coimbra, com o trabalho “Trapping light in open nanocavities with spatial dispersion”.

2.º lugar: Filipa Fernandes, do Instituto Superior Técnico, com o trabalho “Simulação de canal MIMO para 5G em ondas milimétricas”.

3.º lugar: Daniela Marques Godinho, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com o trabalho “Classificação de sinais de imagem por microondas para auxiliar o diagnóstico do cancro da mama”.


Edição de 2017

11.º Congresso do Comité Português da URSI

Best Student Paper Award

1.º lugar: Carolina Gouveia, aluna do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, na Universidade de Aveiro, com o trabalho “Bio-radar performance evaluation for different antenna design”.

2.º lugar: Hafssaa Latioui, do Instituto de Telecomunicações, com o trabalho “Electromagnetic transparency in a material with two distinct topological phases”

3.º lugar: Vera da Silva Pedras, do Instituto Superior Técnico, com o trabalho “Desenvolvimento de modelos de QoE (No Reference) para voz e Web Browsing baseados em medidas rádio 3G/4G”.

A edição n.º 364 do Radio Science Bulletin da URSI dedicou uma secção especial aos artigos de estudantes portugueses que concorreram ao Best Student Paper Award em 2017.


Edição de 2016

10.º Congresso do Comité Português da URSI

Best Student Paper Award

1.º lugar: Miguel Monteiro, do Instituto Superior Técnico, com o trabalho “Balanceamento de Carga em Redes de 4.ª geração (LTE) auto-otimizadas”.

2.º lugar: Marta Veríssimo, do Instituto Superior Técnico, com o trabalho “Avaliação de Capacidade em Redes Multi-serviço UMTS/HSPA Baseada em Estatísticas Reais de Desempenho”.

3.º lugar: Andreia Costa, da Universidade de Aveiro, com o trabalho “Antenna Array to Increase the Communication Range of UAV”.


Edição de 2015

9.º Congresso do Comité Português da URSI

Best Student Paper Award

1.º lugar: Daniel Filipe Simões Malafaia, da Universidade de Aveiro, com o trabalho “Channel utilization analysis based on EM algorithm for 5G spectrum management”.

2.º lugar: Hugo Miguel Nisa Café, do Instituto Superior Técnico, com o trabalho “Planning wireless mesh networks for iot smart grid applications”.

3.º lugar: Alexandra Isabel Galvão Mourato, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, com o trabalho “Geo-posicionamento para redes UMTS, usando técnicas de fingerprinting e modelos de canal rádio”.

Best Student Poster Award

Atribuído a João Monteiro Felício, do Instituto Superior Técnico/Instituto de Telecomunicações, com o trabalho “Imagiologia por microondas para deteção de alvos em Phantoms Humanos utilizando um algoritmo de radar no domínio da frequência”.


Edição de 2014

8.º Congresso do Comité Português da URSI

Atribuído a Germano Capela, do Instituto Superior Técnico, com o trabalho “Implementação de um rádio definido por software para comunicações marítimas cognitivas”.


Edição de 2013

7.º Congresso do Comité Português da URSI

Atribuído a Ricardo Manuel Lopes dos Santos, do Instituto Superior Técnico, com o trabalho ''Assessment of Wind Turbines Generators Influence in Aeronautical Radars''.


Edição de 2012

6.º Congresso do Comité Português da URSI

Atribuído a Diogo Ribeiro, do Instituto de Telecomunicações de Aveiro, com o trabalho “Evaluation of comb generator performance for nonlinear measurements on mixed-domain instrumentation”.


Edição de 2011

5.º Congresso do Comité Português da URSI

Atribuído a Marco António Carvalho, da Área Departamental de Engenharia de Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e do Instituto de Telecomunicações, com o trabalho "Um algoritmo avançado de controlo de oscilação de handover em redes LTE auto-geridas".