Imprensa
Comunicados de imprensa em 2023
mar 2023
A subida de 4,8% dos preços das telecomunicações constitui o maior crescimento mensal em Portugal nos últimos 27 anos
Internet no telemóvel em Portugal é a 2.ª mais cara da União Europeia.
ANACOM desenvolve Plataforma de Conhecimento para Arbitragem de Conflitos de Consumo
A nova Plataforma de Conhecimento tem como objetivo otimizar a partilha de informação e conhecimento, contribuindo para o aumento da eficiência e da simplificação do relacionamento entre a ANACOM e os CACC com os quais celebrou protocolos de cooperação.
Redes móveis 5G com melhor desempenho do que as redes 4G
Os cinco concelhos com melhores resultados na rede móvel 5G em velocidade de download registaram valores acima dos 675 Mbps. O melhor resultado foi registado em Estarreja (850 Mbps).
ANACOM dá 20 dias úteis aos prestadores de serviços de acesso à Internet para cessarem as ofertas zero-rating e similares que violem a neutralidade da rede
A cessação deve acontecer no prazo de 20 dias úteis, no caso de ofertas disponíveis para novas adesões; e de 90 dias úteis no caso de contratos atualmente em execução.
Problemas na contratação de serviços dominaram as reclamações de comunicações eletrónicas em 2022
Em 2022, os problemas na contratação de serviços dominaram as reclamações e foram o único assunto a aumentar neste período, no qual as reclamações diminuíram globalmente.
fev 2023
ANACOM lança 3.ª consulta pública sobre a cobertura de ''áreas brancas'' com redes fixas de capacidade muito elevada
Os contributos no âmbito desta consulta pública poderão ser enviados até 12 de março.
Número de estações de base 5G instaladas em Portugal aumentou 35% no 4.º trimestre de 2022
No final de dezembro existiam 1526 freguesias com estações de 5G instaladas, repartidas por 302 concelhos, números que representam um aumento de 35% face ao trimestre anterior.
ANACOM considera urgente adotar medidas que reforcem a concorrência e a proteção dos consumidores propondo ao Governo reduzir prazo das fidelizações para promover redução de preços
A ANACOM entende que deve ser reduzida a duração máxima do período de fidelização de 24 para 6 meses, atendendo aos claros benefícios que tal proporcionará aos consumidores.