Os utilizadores de internet, por tipo de acesso


No total de utilizadores com pen USB, cerca de 18,3% havia adquirido o serviço num pacote de serviços, 23,0% havia adquirido esse serviço a partir das medidas de política pública para promoverem o acesso à Sociedade de Informação (nomeadamente as e.Iniciativas) e cerca de 58,8% havia adquirido o serviço independentemente das condições anteriores.

Entre os utilizadores com acesso fixo à internet cerca, de 90% adquiriu o serviço num pacote de serviços. Os dados estatísticos do ICP-ANACOM, disponibilizados pelos prestadores de serviços e relativos ao primeiro trimestre de 2011, apontam para cerca de 80% 1 de utilizadores de internet por acesso fixo adquirido num pacote de serviços. Estas proporções, que se consideram elevadas, resultam da crescente aposta dos prestadores de serviços nos pacotes de serviços, já que, entre 2009 e 2010, a proporção de ofertas retalhistas de banda larga fixa inseridas num pacote de serviços, no total de ofertas de banda larga, disponibilizadas pelos prestadores, passou de 63% para 80% (ANACOM, 2010a).

A maior proporção de inquiridos exclusivamente com um meio de acesso à internet ocorre nos utilizadores de acesso fixo. Quase metade (47,7%) dos utilizadores de internet por acesso fixo tem exclusivamente esse tipo de acesso, sendo essa proporção de cerca de um terço no caso da pen USB e de cerca de 8,0% no caso dos acessos por telemóvel – sugerindo que o acesso por telemóvel serve principalmente como complemento de outros meios de acesso à internet – ver Figura 4.

No que se refere à utilização de mais do que um meio de acesso à internet, no caso dos utilizadores com acessos móveis, seja por pen USB ou telemóvel, a principal conjugação é realizada somente com um acesso fixo (32,8% no caso da pen USB e 47,8% no caso do acesso por telemóvel) e a menor conjugação ocorre entre diferentes acessos móveis (12,9% dos inquiridos com pen USB também acedem à internet por telemóvel e 15,1% dos inquiridos com acesso por telemóvel também acedem à internet a partir de uma pen USB) – ver Figura 4.

Figura 4 - Distribuição dos inquiridos, por tipo de acesso à internet e existência de outros acessos à internet

No que se refere à utilização de mais do que um meio de acesso à internet, no caso dos utilizadores com acessos móveis, seja por pen USB ou telemóvel, a principal conjugação é realizada somente com um acesso fixo (32,8% no caso da pen USB e 47,8% no caso do acesso por telemóvel) e a menor conjugação ocorre entre diferentes acessos móveis (12,9% dos inquiridos com pen USB também acedem à internet por telemóvel e 15,1% dos inquiridos com acesso por telemóvel também acedem à internet a partir de uma pen USB).

Estimativa 2: (#) Estimativa não fiável; (*) Estimativa aceitável; (sem sinalética) Estimativa fiável.
Fonte: ICP-ANACOM, com base nos resultados do inquérito sobre as formas de acesso à internet.

Nos inquiridos com pen USB adquirida a partir de medidas de política pública para promoção do acesso à Sociedade de Informação, a proporção que utiliza exclusivamente esse meio de acesso (42,0%) é maior do que nos inquiridos com pen USB que adquiriram este serviço fora desse programa (33,4%). Este resultado sugere, para este grupo de utilizadores, que a mobilidade do acesso poderá não ter sido o principal fator de escolha deste meio de acesso à internet, mas antes a possibilidade de adquirir um acesso à internet em condições especiais, comparativamente com a aquisição de internet fora deste programa.

Nos inquiridos com acesso fixo, verificou-se existir uma maior proporção de utilizadores que, para além do acesso fixo, também utilizam um acesso por telemóvel (21,5%) do que uma pen USB (18,3%) ou com os três tipos de acesso à internet (12,5%) – ver Figura 4. O facto de os inquiridos com acesso fixo preferirem, como segundo acesso, o telemóvel à pen USB poderá sublinhar uma complementaridade deste tipo de utilização. Isto tanto mais que conforme previamente referido, cerca de 90% 3 dos inquiridos com internet fixa dispõe desse serviço num pacote de serviços e correntemente diversos prestadores oferecem 4 pen UBS nos pacotes de serviços que incluem internet fixa.

De acordo com os resultados do inquérito, cerca de 18,3% utilizam uma pen USB de um pacote de serviços e destes, um em cada sete costuma ultrapassar o limite de tráfego oferecido pelo prestador de serviços. Notou-se ainda que somente cerca de dois terços dos utilizadores aos quais foi oferecida a pen USB num pacote, utilizam esse meio de acesso à internet. As razões mais apontadas para a não utilização dessa plataforma de acesso foram o não sentir necessidade (44,6%), o acesso atual ser suficiente (33,2%) e o limite de tráfego da pen USB (13,4%).

Apesar de os dados não serem totalmente comparáveis, devido a métodos distintos de amostragem 5, os resultados aferidos pela Analysys Mason (2011) sobre a proporção de inquiridos que utiliza tanto pen USB como acesso fixo à internet, sugerem que a proporção de inquiridos com pen USB que utiliza esse acesso e um acesso fixo à internet é inferior em Portugal, face aos países supramencionados.

Notas
nt_title
 
1 Informação disponível em Serviço de Acesso à Internet - 1º trimestre de 2011https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1090367.
2 As estimativas foram definidas de acordo com o respetivo erro amostral. Assim, quando o erro amostral é inferior a 10%, a estimativa é considerada fiável, quando o erro amostral se encontra no intervalo entre os 10% e os 25%, é considerada uma estimativa aceitável e quando o erro amostral é superior a 25%, a estimativa é tomada como não fiável.
3 De acordo com os dados mais recentes recebidos pelo ICP-ANACOM, relativos ao terceiro trimestre de 2011, cerca de 80% dos clientes do serviço de acesso à internet em banda larga fixa adquiriam o serviço no âmbito de um pacote de serviços.
4 A designação “oferecem” resulta do facto de os prestadores de serviço oferecerem o acesso à internet por pen USB, quando o utilizador já adquiriu o serviço de internet fixa, num pacote, junto desse prestador. No entanto, ao contrário da utilização do acesso fixo, a utilização da pen USB oferecida tem limitações de tráfego, que comummente é de 100 Mbps, sendo que o acréscimo do tráfego é pago pelo utilizador.
5 Em Analysys Mason (2011) o método de recolha dos inquéritos foi pela internet enquanto no caso da Spirituc o processo de inquirição foi por telefone fixo e por telemóvel.